sábado, 12 de setembro de 2009

Campanha publicitária polêmica da Dove deseduca a população para a preservação de plantas de ecossistemas áridos



Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária,
artigo 36

Não podendo a publicidade ficar alheia às atuais e prementes preocupações de toda a humanidade com os problemas relacionados com a qualidade de vida e a proteção do meio ambiente, serão vigorosamente combatidos os anúncios que direta ou indiretamente estimulem:

a. a poluição do ar, das águas, das matas e dos demais recursos naturais;
b. a poluição do ambiente urbano;
c. a depredação da fauna, da flora e dos demais recursos naturais;
d. a poluição visual dos campos e da cidade;
e. a poluição sonora;
f. o desperdício de recursos naturais.

Estou indignado com um comercial que está sendo veiculado nas emissoras de televisão. A propaganda em questão refere-se a um produto para depilação. Mostra uma mulher arremessando um cactus no lixo. Acredito que essa propaganda é de extremo mau gosto, pois estimula um desrespeito ao meio-ambiente. Primeiramente acho vergonhoso tratar um ser vivo tão maravilhoso quanto um cactus de maneira tão desrespeitosa. Aliás a planta não tem culpa nenhuma das mulheres terem problemas com depilação. Fala-se muito em preservar a Amazônia e esquece-se que outros ecossistemas também merecem ser protegidos. A caatinga (o bioma dos cactus) está sendo destruída e nada está sendo feito a respeito. Os cactus representam a persistência da vida em ambientes inóspitos para a maioria dos organismos. Essa propaganda é tremendamente deseducativa, ainda mais no contexto brasileiro onde não se valoriza as plantas. Sou professor da Universidade Federal do Piauí e na área de Ecologia e trabalho duramente para tentar incutir em meus alunos uma filosofia de convivência harmônica com a natureza. Tenho tentado convencer as pessoas a multiplicar plantas nativas e utilizá-las na arborização urbana e paisagismo. Nesse trabalho os cactus detêm um lugar de destaque, justamente pelo preconceito que sofrem. São plantas maravilhosas e que merecem todo o nosso respeito e admiração. Essa propaganda de maneira fútil e desnecessária estimula o desrespeito à natureza. Em poucos segundos são destruídos anos de trabalho de educação ambiental.
Acredito que essa empresa tem obrigação de corrigir o mal que essa propaganda acarretou.

Link para o comercial do Dove Hair Minimizing:
http://www.dovehairminimising.com.br/campanha/
Link para o /CONAR:
Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária:
http://www.conar.org.br/

9 comentários:

Fernando disse...

Que propaganda ridícula!!!

Alguns publicitários precisam atentar seriamente ao que estão propagando...

Já não basta o lixo que é produzido às toneladas pela indústria da vulgarização a cada dia que passa...

Às vezes, parece-me que estamos regredindo ao preconceito racial que pode um dia levar a novas formas de fascismo. Eu, hein?!

Jogando Cactus no lixo automaticamente caem os pêlos das axilas?!

Prof. Tavares disse...

Fernando,
muito obrigado pelo seu comentário. Acredito que os publicitários detêm uma grande responsabilidade como formadores de opinião. Curiosamente, não encontrei uma opinião sobre esse comercial na Internet e acredito que ele contribui mais ainda para a desducação do povo brasileiro.
Um abraço

JULIANA ALVES disse...

Sou contra esse tipo de propaganda, fala serio mesmo, se nem uma importante marca publicitaria ensina a respeitar a natureza, o que será de nós?!

A natureza precisa ser cuidada, não podemos nos deixar levar por tudo o que vemos?! As pessoas precisam ser conscientizadas sobre o perigo que a natureza corre se não for cuidada corretamente...

A natureza ter varias formas de vida, e é por isso que é bela, não é por que um cactus tem espinhos que deixa de ser belo!!

Abaixo este tipo de publicidade!!

thyara disse...

olá.
Se o sr. possuir orkut e tiver curiosidade, acesse o link de um álbum meu, que é um cicio de denúncia contra o corte desnecessário de árvores e sobre o descaso dos órgãos responsáveis.

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15390892106039187022&aid=1255597908

accus standard disse...

É foi mau!

Anônimo disse...

O Blog tá abandonado?
Tavares, volte!

Prof. Tavares disse...

Juliana e Thyara,
obrigado pelos seus comentários!
Desculpe a demora em responder!

Prof. Tavares disse...

Árvores de Tersopolis,
obrigado pelo apoio. Andava meio desiludidido. Parece que não adianta nada falar e mostrar o que está errado. Acho que a maioria das pessoas sequer percebem que existe a arborização. Mas resolví voltar!

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Tavares, como vai?

Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.

Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

http://www.marquecomx.com.br/

Educador, convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Você será muito bem recebido em nossa família de Multiplicadores, para saber mais, deixo o link:

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.